Grunge

Grunge (às vezes chamado de Seattle Sound ou Som de Seattle) é um subgênero do rock alternativo, que surgiu no final da década de 1980 no estado americano de Washington, principalmente em Seattle. É inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock. As letras das bandas nomeadas grunge geralmente se caracterizam por altas doses de angústia e sarcasmo, entrando em temas como alienação social, apatia, confinamento e desejo de liberdade. A estética grunge é despojada em comparação a outras formas de rock, e muitos músicos grunge se destacaram por sua aparência desleixada e por rejeitarem a teatralidade em suas perfomances.

 

O início do movimento grunge se agrupou em torno da gravadora independente Sub Pop, de Seattle, no final da década de 1980. O grunge se tornou comercialmente bem-sucedido na primeira metade da década de 1990, devido principalmente aos lançamentos de Nevermind, do Nirvana e Ten, do Pearl Jam. O sucesso dessas bandas impulsionou a popularidade do rock alternativo e fez do grunge a forma mais popular de hard rock na época.[6] No entanto, muitas bandas grunge estavam desconfortáveis com tal popularidade. Embora a maioria das bandas grunge tenha se separado ou desaparecido no final da década de 1990, sua influência continua a afetar o rock moderno.

A popularidade do grunge começaria a diminuir em meados da década de 1990. Das grandes bandas que deram vida ao movimento, só estão ativas em 2010: Pearl Jam, Mudhoney, The Melvins, Hole, Soundgarden, Stone Temple Pilots e Alice in Chains.

Origem do termo

Acredita-se que o termo "grunge" provem de uma pronunciação relaxada da palavra "grungy" (jargão usado em inglês que quer dizer "sujo"), que surgiu como um jargão dos termos em inglês "dirt" ("sujeira") ou "filth" ("imundície", "porcaria").

 

Mark Arm, o vocalista da banda Green River, de Seattle — e mais tarde do Mudhoney — é geralmente creditado como sendo o primeiro a usar o termo grunge para descrever este gênero de música. Arm usou o termo em 1981, quando escreveu uma carta com o seu nome Mark McLaughlin ao Seattle zine Desperate Times, criticando sua banda Mr. Epp and the Calculations como "Puro grunge! Puro barulho! Pura merda!" Clark Humphrey, editor da Desperate Times, cita isso como o primeiro uso do termo para se referir a uma banda de Seattle, e menciona que Bruce Pavitt da Sub Pop popularizou o termo como um rótulo musical em 1987–88, utilizando-o em várias ocasiões para descrever o Green River. Apesar de Arm usar o termo originalmente de forma pejorativa, ele acabou se tornando conhecido como um dos gêneros musicais mais populares da década de 1990.

 

Características

O grunge é geralmente caracterizado por um som de guitarra que usa um alto nível de distorção, efeitos de fuzz e feedback. O grunge funde elementos do hardcore punk e do heavy metal, apesar de algumas bandas realizarem com mais ênfase um ou outro. A música compartilha com o punk, um som cru e interesses líricos semelhantes. No entanto, também envolve andamentos muito mais lentos, harmonias dissonantes e instrumentação mais complexa – que é reminiscente do heavy metal. Alguns indivíduos associados com o desenvolvimento do grunge, incluindo o produtor da Sub Pop, Jack Endino, e o The Melvins, explicaram a incorporação do grunge de influências do rock pesado como o Kiss como "provocação musical". Os artistas grunge consideram essas bandas "cafona" mas mesmo assim gostam delas; Buzz Osborne do The Melvins descreveu-as como uma tentativa de ver quais coisas ridículas as bandas poderiam fazer e se safar. No início da década de 1990, a marca do Nirvana "para-começa" no formato das canções tornou-se uma convenção de gênero.

Bandas

7 Year Bitch
Alice in Chains
Babes in Toyland
Blood Circus
Bush
Fecal Matter
Green River
Gruntruck
Hole
L7
Love Battery
Malfunkshun
Melvins
Mother Love Bone
Mudhoney
My Sister's Machine
Nirvana
Paw
Pearl Jam
Reação em Cadeia
Screaming Trees
Silverchair
Skin Yard
Soundgarden
Stone Temple Pilots
Tad